Ricardo Inglez de Souza

Ricardo Inglez é responsável pelas áreas de Concorrência, Comércio Internacional e Compliance do IWRCF.

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2000), Ricardo Inglez possui experiência na assessoria de empresas nacionais e multinacionais e tem sido mencionado e reconhecido por várias publicações por sua atuação nas suas áreas de especialidade (e.g. Chambers and Partners, Latin Lawyer, Who’s Who Legal, LACCA e Best Lawyers).

Em dezembro de 2015, Ricardo Inglez foi eleito um dos 40 melhores advogados de direito concorrencial abaixo de 40 anos no mundo (40 under 40), pela publicação Global Competition Review, que incluiu apenas dois brasileiros naquela edição.

De acordo com a publicação Chambers and Partners, Ricardo Inglez é uma das maiores referências em direito da concorrência no Brasil. Na última pesquisa realizada, a publicação destacou que “uma fonte diz: ‘Ele é extremamente habilidoso e muito respeitado no mercado. Ele é acessível e tem uma inteligência única.’ Um cliente também o elogia: ‘Ricardo é uma vantagem competitiva para o nosso negócio e se tornou uma referência para os demais advogados que contratamos‘” (2021). Em outras edições, entrevistados ressaltaram que ele “é uma pessoa que age e sabe muito bem como traduzir as questões jurídicas para a linguagem empresarial, além de oferecer um tempo de resposta particularmente bom” (2021) e que não apenas possui amplo conhecimento do direito brasileiro da concorrência, mas também é capaz de ter uma visão holística de outras áreas de atuação“. “Ele é um advogado excepcional“ (2020), que é “prático, inteligente e com visão de negócio” (2019), “sempre diligente e atua de forma proativa, o que gera tranquilidade e credibilidade” (2017). “Todas suas qualidades o tornam uma vantagem competitiva para seus clientes“ (2019).

A publicação Legal 500 também ressalta a atuação de Ricardo na área do direito da concorrência. Fontes o descrevem como “advogado correto e ético” (2017), com “excepcional conhecimento do direito da concorrência” (2018). Na edição 2021 do guia, um cliente comentou que “sua grande qualidade é uma mentalidade estratégica que alia habilidades técnicas jurídicas à perspectiva de negócios”, enquanto outro afirmou que ele “é minha referência em concorrência no Brasil“.

área de atuação

Ricardo Inglez de Souza

ringlez@iwrcf.com.br
(11) 4550-5001

Idiomas

Inglês e Espanhol

Reconhecimentos:

Chambers & Partners - Global
Chambers & Partners - Latin América
Who's Who Legal
Legal 500
Análise Advocacia 500
Best Lawyers
LACCA Approved (The Latin American Corporate Counsel Association)